O que significa ser uma pessoa realizada



Qual o maior sonho você se atreveria a ter se soubesse que ele não fosse falhar?


Hoje eu li uma frase de Bruce Barton -ele é um famoso publicitário do século 20 e ele dizia a seguinte frase:

"Nada de esplêndido jamais foi realizado a não ser por aqueles que ousaram acreditar que algo dentro deles era superior a circunstâncias"

E hoje eu quero falar sobre o que que ela diz na essência, pelo menos na minha visão, depois você me conta o que que você acha.

A primeira coisa que me chama atenção é a fala sobre "algo esplêndido", eu gosto de pensar que coisas esplêndidas não tem tamanho ou qualquer outra característica que a determine, que limite, ou seja, não acho que precisa ser a cura de uma doença ou a solução para as dificuldades mundiais - nada impede que seja, mas não precisa ser.

Esplêndido pode ser o conforto que você pode proporcionar a sua família, a segurança que você pode dar os seus amigos, o prazer de uma viagem a um lugar bonito, uma nota boa como recompensa de todo esforço para o estudo, superar a procrastinação e conseguir realizar um objetivo qualquer, aceitar os seus limites e adaptar-se a sua realidade, empreender quando tudo mais é contra.

Esplêndido é tudo aquilo que você consegue realizar com seu próprio esforço, qualquer que seja a realização.

Outro Ponto, e que eu acredito piamente, é quando ele disse que, para realizar algo esplêndido, é preciso ousar acreditar que as suas competências e habilidades, esforço supera circunstâncias.

Isso é tão verdade, quando a gente realmente quer uma coisa a nossa capacidade de realização não tem limites, as circunstâncias da vida podem até chegar e dificultar um pouco, mas se eu quero realmente, se eu acredito que eu posso, eu simplesmente faço o meu melhor para conseguir chegar onde eu desejei.

Isso para mim a definição de realização.

Quem é que não gostaria de chegar ao fim da vida e responder para qualquer um que perguntasse sobre como como se sente ao chegar ao fim, que foi e que é uma pessoa realizada?

Desde o dia em que nós nascemos temos um instinto, o impulso de atender as nossas próprias necessidades através dos nossos esforços. Quando somos bebês e temos fome, fazemos um esforço pulmonar e vocal para chorar e reclamar até que a nossa mãe entenda que está na hora de nos dar de mamar.


E assim é durante toda a nossa vida, existem níveis de prioridade das necessidades humanas, está aí Maslow para nos contar como isso funciona.


Cada necessidade gera um impulso, uma força e um esforço para que ela seja atendida e para que retornemos ao ponto de bem-estar.

O bem-estar é o nosso objetivo principal ao longo da vida, quando algo nos incomoda, quando perdemos a sensação de bem-estar, de que está tudo bem, significa que existe alguma necessidade que não está sendo atendida.

Mas existe um pequeno porém, mesmo que seja parte do nosso instinto buscar atender nossas necessidades, nem sempre sabemos como aplicar este instinto, como executar este impulso para atender e buscar as nossas necessidades.

Aí está uma questão importante, muitos de nós não têm ideia, pelo menos não consciente, de que é totalmente responsável por atender as suas próprias necessidades, mesmo que isso dependa de auxílio de outras pessoas, de algum recurso externo, ainda assim é a nossa responsabilidade dar o primeiro passo, usar este impulso para nos levar em direção a realização. E algumas pessoas simplesmente não conseguem se mover e acabam usando este impulso/energia para gerar autossofrimento.

  • Quando eu escolho ignorar a minha necessidade e me acomodar mesmo que numa situação ruim para mim,

  • Quando eu escolho reclamar e desejar tudo que eu não tenho, mas não faço nada para alcançar,

  • Quando eu não me preocupo em entender as minhas necessidades, reconhecer aquilo que eu realmente quero e por isso acabo passando a vida buscando coisas aleatórias ou que são estimuladas por outras pessoas.

  • Quando eu foco em tudo que não tenho e não vivo o que tenho

  • Quando eu busco uma perfeição que não existe

  • Quando eu deixo sempre para amanhã e não priorizo o que importa.

Tudo isso é sofrimento e não realização.

Ser uma pessoa realizada é ser capaz de atender por vontade própria, por esforço próprio, a cada necessidade que aparece ao longo da vida. Das mais básicas e fisiológicas até as grandes necessidades de realização e reconhecimento.

É importante lembrar que cada um tem a sua necessidade, isso é muito individual, mas impreterivelmente todos temos a necessidade de algo.

Então se você quer ser uma pessoa realizada você precisa juntar um conjunto de realizações que são as suas necessidades atendidas ao longo da vida, através do seu esforço e usando bem o impulso biológico, aprendendo, evoluindo e se esforçando, em constante movimento.

Qual a sua definição de realização ou de uma pessoa realizada? Adoraria saber




Estão aberta s as inscrições para a mentoria de realização - Master Maker.

Conheça mais.

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube
  • Instagram

© 2015 by Nanda Ricci.