05 motivos para gerir emoções e ter sucesso no trabalho.


Vivemos 08 horas por dia, durante pelo menos 50 anos, dentro de ambientes com pessoas que não conhecemos e muitas vezes não temos nenhuma afinidade, é natural que algo saia do controle, um conflito, ruídos de comunicação, relações tensas. Sem falar das tarefas e metas que são atribuídas, onde nem sempre estamos preparados ou falta a vontade de fazer e ainda ter que lidar com as expectativas de líderes e liderados.

Isto posto, se você não souber gerenciar suas emoções diante de tantas situações complicadas, o trabalho será frustrante, perigoso, improdutivo e principalmente não vai trazer bem-estar, ou seja, estamos fadados a infelicidade, estresse e doença por toda vida produtiva, já que não trabalhar não é uma opção.

E por mais que você pense que, um dia terá o emprego dos sonhos, seu comportamento dentro desses ambientes permanecerá o mesmo se você não fizer algo para melhorar, mudar ou transformar suas reações mediante estímulos externos.

Para mudar resultados é preciso mudar comportamentos e esses são provocados por nossas emoções, por isso é extremamente importante aprender a gerenciar emoções e aumentar nossa inteligência emocional para ter mais sucesso e satisfação com o trabalho, ou no mínimo ter mais qualidade de vida.

05 vantagens que a gestão emocional vai trazer para seu dia a dia no trabalho.

1- Comunicação eficiente, eficaz e influenciadora

Nossa comunicação está totalmente ligada às nossas emoções, são elas que vão dar o tom, regular a forma e garantir ou não o entendimento da comunicação. Comunicar-se é um processo de mão dupla, você precisa estar em equilíbrio e no comando de suas emoções para que o fluxo desse processo não sofra distorções, erros ou bloqueios. Emoções inadequadas provocam comunicações agressivas, poucos assertivas e de resultado desastroso.

2- Suportar e lidar melhor com estresse, pressão e situações difíceis

Pressão é algo comum no trabalho, prazos, metas, mudanças, tudo isso faz parte da vida profissional. Mas nem todos nós nos saímos bem quando a pressão acontece. Se não lidarmos bem com as emoções que surgem podemos ter reações inadequadas ou extremas. Quantas vezes vimos pessoas perderem a cabeça por conta de estresse e os efeitos não são somente nos comportamentos, mas também na saúde. Estresse e ansiedade são as principais causas de doenças emocionais e físicas.

3- Aumentar foco, analisar e solucionar problemas com rapidez e eficácia

Todos nós já passamos por momentos em que o nervosismo, o medo, a insegurança ou qualquer outra emoção intensa nos tira o foco, até mesmo a felicidade. Quando isso acontece, nossa capacidade de concentração, de raciocínio e de reação, por vezes fica prejudicada.

Profissionais com falta de habilidade para foco e soluções rápidas normalmente são deixados de lado das grandes responsabilidades e principalmente no momento em que a empresa decide promover alguém.

4 - Empreender, mudar de carreira e superar a demissão

Apesar de serem situações com motivações diferentes, ainda assim são mudanças importantes que exigem equilíbrio. Nem 8 nem 80. Negativismo ou empolgação em demasia podem atrapalhar o processo de mudança. A gestão emocional ajuda a identificar pontos importantes, fazer escolhas com mais racionalidade e segurança, planejar e ter mais persistência em momentos tão importantes como esses.

5 - Aumentar a flexibilidade

Ser capaz de se adaptar mais facilmente, aceitar novas situações, novas pessoas, novas tarefas e tudo mais que pode aparecer no ambiente profissional, é uma das capacidades mais procuradas por gestores e empreendedores para suas organizações. Se estamos tomados por emoções desequilibradas, nossa resiliência fica comprometida e levando em consideração nosso cenário no mercado de trabalho, ser flexível e multitarefa, são grandes vantagens para profissionais que precisam disputar uma nova vaga de emprego ou ainda manter-se empregado.

É fato que somo contratados por nossas habilidades técnicas, mas em 80% dos casos somos demitidos e não contratados, por causa de nosso comportamento. Comportamentos são gerados por emoções e se uma emoção está em desequilíbrio, se temos baixa inteligência emocional, por consequências nossas chances de sucesso na carreira diminuem.

Quanto melhor gerenciarmos nossas emoções e reações no âmbito de trabalho, mais gratificante e prazeroso ele será. E a busca do bem-estar é nossa missão básica!


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