Inteligência emocional para lidar com pressão no trabalho

Para falarmos de pressão no trabalho precisamos lembrar de algumas coisinhas.
Primeiro, o objetivo da empresa é conquistar lucro, goste você ou não dessa mentalidade. Segundo, você está numa relação de troca comercial, a empresa te oferece um pagamento mediante a determinados resultados.
Assim começa a pressão, ela vem de diversas formas, em vários momentos e de diferentes pessoas, mas sempre o resultado final desejado é o seu bom desempenho segundo a empresa entende que ele deve ser. Claro que existe formas adequadas e inadequadas de pressionar, mas sempre é uma cobrança, uma demanda.
Tendo em vista esse cenário, entendemos que sempre haverá algum tipo de pressão, vamos focar na pressão adequada - aquela que é baseada em fatos, sem cunho pessoal, não discriminatória ou que não provoque problemas de saúde intencionalmente.
Essa é a demanda da empresa sobre as suas competências e habilidades pelas quais você conseguiu o trabalho e ela é completamente justificável.
Existem fatores externos e internos que provocam incomodo com a pressão:
Fatores internos:
• Desequilíbrio emocional
• Crenças e filtros
• Despreparo
• Dificuldade de relacionamento e comunicação
Fatores externos:
• Gestão inadequada
• Políticas da empresa
• Crises e mudanças
• Dificuldades estruturais
As externas não podemos mudar - pelo menos não diretamente. Mas as internas são responsabilidade nossa, nós podemos interferir para melhorar nosso desempenho e ainda ter qualidade de vida.
Mas como não pirar o cabeção quando somos pressionados?
1 - Reconheça quais são os gatilhos que provocam desconforto com a pressão, pode ser uma pessoa específica, pode ser uma situação específica, pode ser algum estilo de comunicação, pode ser algum medo, alguma crença limitante a respeito de si. É importante saber como o desconforto começa.
2 - Tente entender as demandas e a pressão como algo que faz parte do jogo de trabalhar. Não é algo pessoal, não quer dizer que você não é competente e muito menos que você está sendo perseguido (a).
3 - Aprenda a gerenciar as emoções. A pressão no trabalho pode trazer medo e raiva, principalmente. Essas emoções vão fazer com que você tenha comportamentos improdutivos como: reagir agressivamente, criar um bloqueio com o trabalho/pessoa/tarefa, não conseguir se concentrar no que precisa ser feito, interpretações erradas da situação e por ai vai.
4 - Seja vulnerável se for preciso: admita que existem incapacidades e que você precisa desenvolver, seja sempre transparente e informa que eventualmente vai precisar de mais tempo, que está buscando se aprimorar, etc..
5- E por fim, mantenha sempre um bom relacionamento com sua liderança e pares, pratique sua comunicação assertiva e não violenta para evitar mais conflitos e mal-entendidos.
Quer desenvolver isso? Vai na Bio e dá uma olhada no meu Programa de Gestão Emocional. Eu vou te ajudar com isso. ;)